As mudanças no Facebook,
anunciadas recentemente, vão transformar o conceito atual de rede social. Isso
quer dizer que, vão ampliar significativamente a interação do usuário com a
rede. No topo dessas mudanças, os empresários locais - que mantêm negócios
restritos a cidades e precisam fazer marketing via rede - vão ganhar espaço. E
muito.
Com o GraphRank, o Facebook vai
priorizar as mensagens que causem maior interação, como comentários, por
exemplo. O novo feed vai selecionar as notícias que mais interessam ao usuário
e colocá-las no topo do mural. Mark Tonkelowitz, gerente de engenharia do Facebook
já fala em “jornal pessoal”. Nesse caso, o mural seria a primeira página e as
marcas que desenvolverem mais contato com os usuários vão sair na frente.
Pequenos negócios podem começar a preparar estratégias, com abordagens que
gerem interesse no usuário e, assim, conseguir visibilidade.
A maioria dos esforços de
marketing no Facebook está voltada para conseguir fãs, através do feed de
notícias. Além disso, é muito mais relevante para um internauta se envolver em
comentários e posts referentes à sua localidade, do que a multinacionais, por
exemplo.
A maior relevância faz crescer a
possibilidade de envolvimento. No caso dos comerciantes e empresários locais,
este é o maior ponto do novo conceito do Facebook: deixar usuários mais
envolvidos com empresas de sua região.
O novo feed de notícias; o menu
“novidades”, que mostra, em tempo real, as atualizações dos amigos e a nova
timeline, responsável por apresentar uma síntese de toda a vida do dono do
perfil, deixarão os 800 milhões de usuários do Facebook cada vez mais ‘presos’
e ligados a tudo o que for postado na rede.
Se souberem treinar suas equipes
de comunicação, essa será uma oportunidade legítima para os empresários locais
estabelecerem um contato mais intenso com seu público.
Thyago
digressao@gmail.com
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