CHANCELER AIRTON QUEIROZ AGORA É TAMBÉM DOUTOR HONORIS CAUSA
A última quarta-feira, 10 de novembro de 2011, ficará marcada na história do Ceará, pois, neste dia o Chanceler Airton Queiroz se tornou o primeiro cearense a receber o diploma de Doutor Honoris Causa, reconhecimento dado a personalidades no mundo cujos trabalhos são voltados para a promoção da arte e da educação.
A cerimônia foi iniciada pelo reitor da Universidade do Havre, Camille Galap, que após saudar a todos os presentes, destacou a importância do momento, fazendo referência ao desenvolvimento da pesquisa e à troca de experiência entre a universidade francesa com as cerca de 80 instituições internacionais com as quais mantém convênio, uma delas, a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Camille Galap enalteceu o nível de excelência das universidades ali representadas pelos novos Doutores Honoris Causa, principalmente pelo trabalho de responsabilidade social nelas desenvolvido. Em seguida, a professora-doutora da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade do Havre, Leda Guillemette, profere as saudações acadêmicas ao chanceler da Unifor e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, ao som da melodia Asa Branca, de Luiz Gonzaga. "O título é um reconhecimento internacional pelos projetos que desenvolve a frente da Fundação Edson Queiroz, que ganhou a qualificação de instituição de responsabilidade social".
O chanceler Airton Queiroz agradeceu as palavras de Leda Guillemette e disse aos presentes. "Manifestando o sentimento de orgulho que ora me invade o coração, neste ano da América Latina na França. Primeiramente, por estar representando minha pátria nativa no exterior e, especialmente, a região Nordeste do Brasil”
Para Airton Queiroz, "o coroamento de todos esses investimentos traduz-se na criação da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, cuja proposição maior está no seu lema: Ensinando e Aprendendo, reafirmando que a missão da Unifor é contribuir para a realização de ideais e sonhos". Os três pilares de sustentação são o ensino, a pesquisa e a extensão.
A solenidade de entrega do diploma de Doutor Honoris Causa ao chanceler Airton Queiroz foi prestigiada pelo corpo docente da Unifor, familiares, a presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, presidente da Assembléia Legislativa, deputado Roberto Cláudio e o corpo consular e diplomático brasileiro, como o cônsul honorário do Brasil na Normandia, Emmanuel Guillemette.
" É uma grande honra receber o chanceler da Unifor. O título é o reconhecimento de nossa universidade que está aberta para as relações internacionais", disse o cônsul.
O reitor Camille Galap reiterou a justificativa para a homenagem da Universidade do Havre ao chanceler Airton Queiroz, afirmando ser o reconhecimento do trabalho prestado à educação e difusão da arte no Brasil, aliando o trabalho à responsabilidade social.
Atenta às transformações socioeconômicas e culturais, cujos reflexos são sentidos na educação, a Unifor investe na internacionalização do ensino, a exemplo do convênio que mantém desde 2007 com a instituição francesa, além de outras universidades européias, sobretudo, na Espanha.
TRABALHO SOCIAL A escolha do nome do chanceler Airton Queiroz para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Havre é um reconhecimento do trabalho social que realiza a frente da Fundação Edson Queiroz da Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 1973. Em destaque a relação que mantém com a arte, materializada no trabalho que é feito no Espaço Cultural Unifor, proporcionando a realização de exposições nacionais e internacionais, com acesso gratuito aos visitantes, uma demonstração de intercâmbio cultural e promoção da arte no Estado e no Brasil.
Outro ponto destacado no trabalho da Fundação Edson Queiroz para justificar a homenagem feita pela Universidade do Havre é o incentivo do chanceler Airton Queiroz para a realização de projetos na área de responsabilidade social. O reconhecimento da Unifor reitera, internacionalmente, o papel de instituição socialmente responsável no Brasil.
Fundada em 1517, a cidade onde houve a cerimônia ficou conhecida pelo seu porto, que é considerado um dos mais importantes do país. Associada à arte e à história, Havre possui importantes monumentos como o Museu de Arte Moderna André Malraux, Museu de História Natural e Igreja de São José.
CERIMÔNIA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário